O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou hoje para as previsões de chuva em sete ilhas dos Açores, que estarão sob aviso amarelo a partir das 00:00 de terça-feira.

O aviso, o segundo menos grave numa escala de quatro, abrange o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) e as ilhas centrais do arquipélago (Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial).

As Flores e o Corvo ficam em alerta entre as 00:00 e as 12:00 de terça-feira e as restantes cinco ilhas estão sob aviso amarelo entre as 03:00 de terça-feira e as 06:00 de quarta-feira.

Na sequência deste aviso meteorológico, a Proteção Civil dos Açores emitiu um comunicado em que «recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados», em especial nas «zonas mais vulneráveis».

Entre outros conselhos, a Proteção Civil recomenda «a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas», a limpeza dos sistemas de drenagem, não despejar lixo ou entulho nas ribeira e a adoção de «uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias».