A proteção civil dos Açores alertou, esta terça-feira, para as previsões de chuva no arquipélago nas próximas horas, havendo sete ilhas sob aviso laranja da meteorologia.

As ilhas do grupo central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial e Pico) e do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) numa escala de quatro, por causa da chuva, até às 08:00 de quarta-feira.

A Proteção Civil replicou o aviso amarelo (menos grave) por causa de trovadas, frequentes e dispersas, para as ilhas do grupo central e oriental também até às 08:00 de quarta-feira.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "uma depressão dentro de uma massa de ar instável e húmida a sudoeste dos Açores deverá deslocar-se sobre a região provocando precipitação, por vezes forte, nos grupos central e oriental".

O aviso laranja é emitido quando a situação meteorológica é considerada de risco moderado a elevado.

Num comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores aconselha "comportamentos adequados" a estas previsões à população, "em particular nas zonas mais vulneráveis".