A Proteção Civil dos Açores alerta hoje para a previsão de chuva forte e trovoada nas ilhas dos grupos oriental e central a partir das 13:00 (14:00 em Lisboa).

Num aviso meteorológico emitido às 23:40 de sábado, a Proteção Civil dos Açores informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu o alerta laranja (o segundo mais grave numa escala de três), referente à chuva que se prevê para as ilhas do grupo Oriental entre as 13:00 de hoje e a mesma hora de segunda-feira.

Emitiu também um alerta amarelo (o menos grave da mesma escala) no que diz respeito à trovoada prevista para o grupo oriental no mesmo período.

Quanto ao grupo central, a Proteção Civil emitiu o aviso amarelo relativo a precipitação e trovoada entre as 21:00 (22:00 em Lisboa) de domingo e a mesma hora de segunda-feira.

O serviço de Proteção Civil recomenda, por isso, «medidas de autoproteção» como a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de objetos que possam ser arrastados ou criar obstáculos ao livre escoamento.

Manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas, não despejar lixo ou entulho nas ribeiras, adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes ou placards, são outras medidas sugeridas.

A proteção civil pede ainda cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas e desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

Estes alertas atualizam um anterior aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), segundo o qual «uma depressão centrada a sul do arquipélago, com probabilidade de se tornar ciclone subtropical durante os próximos cinco dias», provocaria precipitação contínua temporariamente forte no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), situação que se poderia estender às ilhas do grupo central.

Segundo o site do Instituto, no grupo oriental estão previstos para hoje períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, e períodos de chuva pontualmente forte a partir da tarde.

Para as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa), estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, e períodos de chuva pontualmente forte a partir do fim da tarde.

Para este grupo prevê-se ainda «vento nordeste bonançoso (10/20 km/h), tornando-se gradualmente muito fresco (40/50 km/h), com rajadas até 65 km/h».