A Câmara de Albufeira lança na sexta-feira uma campanha nas praias do concelho, até ao final de agosto, que visa alertar os banhistas para os perigos de derrocada de arribas, informou a autarquia.

A campanha «Proteja-se das Arribas», promovida pelo quarto ano consecutivo pela Proteção Civil de Albufeira, inclui a distribuição de folhetos bilingues e pulseiras, havendo paralelamente ações desportivas, adiantou a autarquia em comunicado.

Antes do início da época balnear, várias arribas de praias do concelho foram alvo de derrocadas controladas, realizadas pelas autoridades ambientais com o intuito de prevenir acidentes.

Em agosto assinalam-se quatro anos sobre a queda de parte de uma falésia na praia Maria Luísa, em Albufeira, que vitimou cinco pessoas, o acidente com maior gravidade até hoje registado nas praias algarvias.

A campanha, que vai decorrer durante os meses de julho a agosto, vai estar presente nas principais praias de Albufeira para informar os veraneantes acerca dos principais riscos e alertar para as melhores formas de prevenção de acidentes.

Em comunicado, o vereador responsável pela Proteção Civil local, Carlos Quintino, sublinhou que, apesar do esforço das autoridades para minorar os riscos, a natureza é imprevisível, pelo que é necessário respeitar a sinalização para usufruir da praia em segurança.

A iniciativa vai contar com a colaboração de várias associações desportivas, ginásios, da Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira e da Autoridade Marítima.