Oito barras marítimas estão esta quinta-feira fechadas à navegação e outra está condicionada devido à forte agitação marítima, de acordo com informação disponível no site da Marinha Portuguesa.

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação, enquanto a barra marítima de Aveiro está condicionada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.

O estado do mar levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, 10 distritos do continente, prevendo-se ondas de noroeste que podem atingir os cinco metros.

De acordo com o IPMA, os distritos do Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo, o que significa que existem risco em determinadas atividades dependentes do estado meteorológico, entre as 06:00 e as 12:00 de hoje.

Também a costa-norte da Madeira e de Porto Santo estão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste entre quatro a cinco metros, entre as 6:00 e as 18:00 de hoje.