O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) publicou um pré-aviso para um «novo episódio de agitação marítima forte» no próximo fim de semana, recomendando «atenção para esta situação».

A meteorologista do IPMA Paula Leitão explicou à agência Lusa tratar-se de «um pré-aviso, uma vez que ainda falta algum tempo para fazer um aviso mais concreto».

«Neste momento, nós sabemos que a agitação marítima durante o fim de semana vai aumentar e vai ser uma situação de aviso meteorológico», declarou.

Paula Leitão recomendou, por isso, que «haja alguma atenção a esta situação de fim de semana».

«Isto deve-se a uma depressão que se está a deslocar para nordeste do Atlântico, que vai cavar intensamente e às 12:00 de sexta-feira vai estar a oeste das ilhas britânicas muito cavada, a gerar ondas com mais de nove metros de altura e vento muito forte», explicou.

De acordo com a meteorologista, à medida que as ondas se propagam no mar «perdem um pouco de energia, mas mesmo assim vão atingir a costa de Portugal continental a partir da manhã de sábado, com uma situação que vai dar um aviso meteorológico».

«As ondas são de noroeste e os nossos modelos já nos dão números que são superiores a quatro metros. Esta situação vai ter que ser acompanhada com mais cuidado», concluiu.