Os grupos ocidental e central dos Açores vão estar sob aviso laranja na segunda-feira devido a previsão de agitação marítima forte, segundo informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e Terceira) vão estar sob aviso laranja entre as 23:00 de hoje e o final do dia de segunda-feira.

Para aquelas sete ilhas estão previstas ondas de oeste, passando a noroeste, com 07 a 09 metros.

Estes dois grupos estão hoje até às 23:00 sob aviso amarelo por causa da agitação marítima forte, com ondas de oeste com 06 a 07 metros.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa devido a agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 05 metros a partir das 14:00 e até ao final do dia de hoje.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.