O advogado e antigo autarca na Figueira da Foz, Luís Melo Biscaia, de 87 anos de idade, morreu ao final da noite de domingo no hospital local, onde estava internado, disse fonte familiar.

Em declarações à agência Lusa, o filho Nuno Melo Biscaia disse que Luís Melo Biscaia faleceu cerca das 22:50 na sequência de complicações respiratórias provocadas por uma pneumonia, no Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), onde deu entrada na manhã de domingo e onde permanecia internado.

Nascido a 8 de março de 1928, Luís Fernando Argel de Melo e Silva Biscaia foi vereador da autarquia da Figueira da Foz durante três mandatos, o primeiro entre 1954 e 1958 (que deixou para apoiar a candidatura de Humberto Delgado) e os dois últimos entre 1990 e 1997, na equipa liderada pelo presidente de Câmara socialista Aguiar de Carvalho, também já falecido.

Militante de movimentos opositores à ditadura, Melo Biscaia aderiu ao PPD/PSD após o 25 de Abril, foi deputado por aquele partido à Assembleia Constituinte mas, pouco depois, integrou o grupo de fundadores do Movimento Social Democrata, constituído por dissidentes do PSD e liderado por Jorge Sá Borges.

Em 1979/1980, foi secretário de Estado da População e Emprego no Governo de Maria de Lurdes Pintassilgo - reencontrando Jorge Sá Borges, que era ministro do Trabalho - e, na década de 1980, filiou-se no Partido Socialista.

Casado e pai de quatro filhos, Luís Melo Biscaia presidiu à Comissão Municipal de Turismo da Figueira da Foz e era sócio honorário do Ginásio Clube Figueirense, clube que liderou em 1960/61 e no qual presidiu à assembleia geral entre 1978 e 1991.

Presidiu ainda, até 2014, à assembleia geral da Misericórdia - Obra da Figueira, para além de ter exercido vários cargos diretivos noutras instituições da cidade, como a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários ou o HDFF, de que foi administrador não executivo.

Colaborador da imprensa local, em 2005 Melo Biscaia criou o blogue "Lugar para Todos", onde escrevia sobre temas nacionais e da Figueira da Foz e que manteve regularmente até 2013.

O corpo de Luís Melo Biscaia vai estar em câmara ardente na igreja de Santo António, na Figueira da Foz e o funeral realiza-se terça-feira, naquela cidade.