logotipo tvi24

Advogados: estudantes culpam Ordem por chumbos

Alunos acusam Marinho Pinto de querer impedir o acesso à profissão

Por: Redacção / CP    |   2012-04-09 20:23

A associação que representa os estudantes de Direito da Universidade Católica responsabiliza a Ordem dos Advogados e o seu bastonário pela elevada taxa de reprovações nos candidatos à profissão, que atingiu este ano os 59 por cento.

«O programa, os formadores, os exames e os critérios de avaliação são da inteira responsabilidade da Ordem dos Advogados», acusa, em comunicado, o presidente da Associação Académica de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Diogo Teixeira.

Dos 885 licenciados em Direito que concluíram os dois anos de estágio, apenas 367 conseguiram nota que lhes permite exercer a advocacia, noticia o jornal «Correio da Manhã».

«A Ordem dos Advogados disponibiliza um curso de estágio cujo preço aumentou drasticamente. Em troca, os estagiários recebem dois anos de formação que pouco acrescenta à sua licenciatura e cuja avaliação é baseada em critérios que envergonham o ensino e que só servem para uma coisa: chumbar para impedir o acesso à profissão», aponta o dirigente estudantil.

Diogo Teixeira recorda que o bastonário Marinho Pinto afirmou anteriormente que a Ordem «não vai vender cédulas profissionais como aconteceu no passado», questionando se o dirigente da classe já tomou medidas para «garantir que os advogados em exercício estão a exercer pelo mérito e não por terem comprado cédulas profissionais».

Partilhar
EM BAIXO: Marinho Pinto
Marinho Pinto

Mobilidade Especial: docentes perdem até metade do ordenado em setembro
Proposta de redução entre 33 e 53% foi enviada à Fenprof pelo Ministério da Educação
Mulher leva droga ao companheiro preso e acaba detida também
Tudo aconteceu no Estabelecimento Prisional de Coimbra
Ministro anuncia mais PSP para Viana do Castelo
Miguel Macedo diz ainda que haverá uma «nova filosofia» de colocações
EM MANCHETE
Tornado Oklahoma: número de mortos revisto para 24
Entre as vítimas mortais, sete são crianças. Há 230 feridos. Presidente dos Estados Unidos já declarou o estado de emergência na região
Oklahoma: português escapa a tornado
Oklahoma: relato de um aluno que sobreviveu ao tornado
PUB