O Ministério da Administração Interna está a “trabalhar em profundidade” na lei orgânica da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que estará concluída no final do ano, garantiu esta terça-feira o secretário de Estado.

Em conferência de imprensa realizada na sede da ANPC, em Carnaxide, após a reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional, o secretário de Estado da Proteção Civil adiantou que a Autoridade Nacional de Proteção Civil já apresentou a lei orgânica à tutela, que está a analisar.

Vamos trabalhá-la em profundidade para a ter aprovada até ao final do ano e a ter em vigor no início do próximo ano”, disse aos jornalistas José Artur Neves.

O secretário de Estado sublinhou que se trata de “uma mudança e uma reforma estrutural” da ANPC e, como tal, o Governo não quer “introduzir qualquer perturbação no sistema” neste período do verão.

A aprovação da lei orgânica da ANPC esteve inicialmente anunciada para março, tendo depois sido adiada para maio para voltar a ser novamente remarcada pelo Governo.

Na conferência de imprensa foi feito um balanço dos incêndios florestais que ocorreram no país este ano.