O voo da SATA Internacional, proveniente de Toronto, no Canadá, com destino à ilha de São Miguel, nos Açores, divergiu nesta quinta-feira para Santa Maria, devido às condições meteorológicas, informou fonte do aeroporto de Ponta Delgada.

Segundo a mesma fonte, o aparelho, que "tinha chegada prevista a Ponta Delgada, aeroporto João Paulo II, às 7:20, aguarda na ilha de Santa Maria melhoria do estado do tempo".

A restante operação no aeroporto de Ponta Delgada, "não sofreu, para já, alterações devido ao tempo", acrescentou.

Os grupos Central e Ocidental dos Açores estão sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido a agitação marítima e vento causados pela depressão tropical 'Joaquin'.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo para o grupo Central dos Açores, que inclui as ilhas de Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial, vigora entre as 15:00 de hoje e as 03:00 de sexta-feira e as previsões apontam ainda para ondas entre os seis e os sete metros.

Quanto ao grupo Ocidental (Flores e do Corvo), estão previstas ondas entre os seis e os 7,5 metros e vento com rajadas que podem atingir os 90 quilómetros por hora.

O furacão ‘Joaquín’ passou a tempestade tropical e encontra-se no Atlântico, devendo enfraquecer nos próximos dias e tornar-se numa depressão tropical.

Fonte da Proteção Civil dos Açores disse à Lusa que "não se registaram", até ao momento, ocorrências devido ao mau tempo.