A ilha de São Miguel, nos Açores, registou na noite de quarta-feira e madrugada desta quinta-feira «níveis elevados de precipitação», que chegaram a atingir os 40 litros por metro quadrado numa hora em Ponta Delgada.

A meteorologista Fernanda Carvalho, da delegação dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou à agência Lusa que a precipitação caiu sobretudo entre as 23:00 e as 01:00 locais (uma hora mais tarde em Portugal continental).

«Numa hora, no aeroporto, cairiam mais de 40 litros por metro quadrado e mais de 30 litros por metro quadrado na estação do observatório do Relvão», em Ponta Delgada, acrescentou.

«Houve um grande desenvolvimento vertical e caiu muita precipitação também acompanhada da ocorrência de trovoada, verificaram-se níveis elevados de precipitado nas estações de São Miguel quer do aeroporto, quer na cidade de Ponta Delgada», sublinhou.

A meteorologista adiantou ainda que o tempo «vai manter-se instável», devido «à passagem de duas depressões com sistemas frontais também associados», mas regista-se «uma melhoria no grupo oriental» (São Miguel e Santa Maria) e apenas os grupos ocidental e central estão sob aviso.

Ainda assim, e segundo Fernanda Carvalho, «deverá ocorrer no fim de semana alguma precipitação» nas duas ilhas do grupo oriental, »sobretudo na sexta-feira», mas não deverá ser chuva forte.