As ilhas de Santa Maria e São Miguel, nos Açores, estão nesta quinta-feia sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O grupo Oriental dos Açores vai estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 11:00 e as 23:00 (hora de Lisboa) de hoje devido à previsão de períodos de chuva pontualmente forte.

O IPMA prevê ainda para o grupo Oriental céu geralmente muito nublado, neblinas a partir da noite e vento sudoeste moderado tornando-se fresco a muito fresco com rajadas até 65 quilómetros/hora.

Para o grupo Ocidental (Flores e Corvo), prevê-se céu muito nublado, períodos de chuva durante a madrugada, passando a aguaceiros fracos e vento sudoeste fresco a muito fresco com rajadas até 65 quilómetros/hora

No grupo Central (Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge), prevê-se céu geralmente muito nublado, condições favoráveis à formação de neblinas, períodos de chuva durante a madrugada e manhã, passando a aguaceiros fracos e vento sudoeste fresco a muito fresco com rajadas até 65 quilómetros/hora.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde, aguaceiros, em especial até ao meio da tarde e nas regiões do litoral, e que serão de neve acima de 1200/1400 metros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial no litoral.