A Proteção Civil dos Açores e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertam para as previsões de chuva «pontualmente forte» e trovoada em São Miguel e Santa Maria até às 00:00 de quarta-feira.

Segundo o IPMA, que colocou aquelas duas ilhas do grupo oriental dos Açores sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, as previsões apontam para «precipitação pontualmente forte» e «trovoadas frequentes e dispersas» entre as 13:00 locais desta terça-feira e as 00:00 de quarta-feira (uma hora mais tarde em Portugal continental).

Por causa destas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores já emitiu um alerta recordando que «o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados» em «particular nas zonas mais vulneráveis».

A proteção civil alerta que «a aproximação e passagem de uma linha de instabilidade deverá provocar um agravamento do estado do tempo nas ilhas do grupo oriental», aconselhando, por exemplo, «a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento».

Devem ser limpos os sistemas de drenagem, consolidados os telhados, portas e janelas e feita «uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas».

A proteção civil pede ainda «especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas» e desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.