Mais acidentes, mais mortos e mais feridos nas seis fases da operação Hermes da GNR. Os números, sem demoras, e a análise a seguir:

  • 4.039 acidentes, mais 76 do que na operação do ano passado
  • 23 pessoas morreram, mais 6
  • 113 feridos graves, quando no ano passado não chegaram a uma centena
  • 1.503 feridos ligeiros, mais 530 

A última fase da operação Hermes terminou à meia-noite desta segunda-feira e o major Paulo Gonçalves esteve no Diário da Manhã da TVI para analisar estes dados. "Infelizmente, apesar dos nossos esforços, verificamos estes resultados", mesmo com mais uma fase da operação Hermes este ano, lamentou. 

Paulo Gonçalves recordou ainda que isto aconteceu, mesmo tendo sido mobilizados militares nas fronteiras para garantir uma maior segurança e consciencialização dos condutores.

Sendo difícil de explicar a origem dos acidentes de viação, uma coisa é certa: a componente com maior interferência é o condutor, mais do que o estado da via ou das condições atmosféricas, sobretudo nesta altura do verão.

Nos 22 acidentes com vítimas mortais, 11 foram despistes. [Provavelmente resultado de um] comportamento desviante: distração, sonolênica, utilização indevida do telemóvel, excesso de velocidade, álcool. Os dados não são animadores"

A GNR detetou múltiplas infrações, entre elas 3.429 veículos em excesso de velocidade, apesar de toda a campanha de consciencialização para o perigo de conduzir a alta velocidade.

O número total de infrações contabilizadas pela GNR fala por si: 20.000 infrações nestas seis fases da operação Hermes, "o que é muito, face aos conselhos que damos todos os dias". 

A GNR deteve 147 pessoas, 103 das quais por conduzirem com excesso de álcool e 27 por falta de habilitação legal para conduzir, e registou um total de 3.429 infrações.

A Operação Hermes arrancou a 30 de junho. A 6.ª fase decorreu entre os dias 1 e 3 de setembro e incluiu ações de patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias, com o objetivo de garantir a sua segurança durante os deslocamentos de e para os locais de veraneio de diversa natureza.