O helicóptero que combatia um incêndio em Sanfins caiu, nesta segunda-feira, numa lagoa em Lugar de Brigadeiros, Lamoso, concelho de Paços de Ferreira, quando fazia o reabastecimento de água, confirmou fonte dos bombeiros de Freamunde à TVI24.

O alerta foi dado às 13:25 e não há vítimas a registar, sendo que o piloto, que saiu ileso da queda, era o único ocupante do helicóptero da Proteção Civil.

Segundo fonte do INEM, o piloto, que foi assistido no local pela equipa de emergência médica, depois de ter saído pelo próprio pé da aeronave, não apresentava lesões mas foi imobilizado por precaução e transportado para o hospital de Vale do Sousa para vigilância.

No local estiveram os bombeiros de Freamunde, o INEM e a GNR. 

O helicóptero ficou submerso na lagoa, situada junto a uma pedreira.

De acordo com comunicado da Proteção Civil (ANPC), as causas do acidente estão já a ser apuradas pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves.
 
A Autoridade Nacional de Proteção Civil adianta ainda "que está a procurar substituir a aeronave em causa por outro meio aéreo equivalente em termos de capacidade de operação".