Atualizada às 10:06

O trânsito nas principais entradas de Lisboa está esta quarta-feira congestionado devido à chuva, que provocou vários acidentes, o mais grave dos quais no túnel da Praça José Queiroz, nos Olivais, já que levou ao corte total da circulação.

De acordo com fonte da empresa Estradas de Portugal, o trânsito no IC2, que liga Lisboa ao Porto, está cortado na zona do túnel da Praça José Queiroz, Olivais, sentido Norte/Sul.

O corte foi decidido depois de um acidente, por volta das 08:15, a que se seguiu um outro despiste no mesmo sentido, no viaduto de Sacavém, com os dois automóveis acidentados a ficarem virados em sentido oposto àquele em que circulavam.

«De todos os acidentes que ocorreram ao início da manhã de hoje devido à chuva - e apesar de os danos serem só chapa -, o mais grave é o do túnel no IC2, já que o trânsito teve de ser cortado», disse à Lusa a mesma fonte.

Um outro acidente que está a condicionar o trânsito nas entradas de Lisboa aconteceu no IC19, que liga Lisboa a Sintra, junto ao viaduto de Tercena, estando a viatura acidentada na berma da estrada.

O IC19, principal porta de entrada em Lisboa de quem se desloca da zona de Sintra, foi palco de outro acidente que obrigou ao corte das vias esquerda e central do acesso perto do Estado Maior das Forças Armadas, em Alfragide, no sentido Sintra/Lisboa.

Também o trânsito na segunda circular esteve condicionado devido a um despiste de um automóvel, que obrigou ao corte da estrada durante cerca de duas horas e provocou três outros acidentes, segundo disse à Lusa a polícia.

Segundo fonte da divisão de trânsito da PSP, o primeiro acidente ocorreu cerca das 06:00 de hoje, quando um carro, que se deslocava no sentido Norte/Sul, se despistou e embateu no separador central, perto do viaduto do Fonte Nova.

O acidente provocou, pouco depois, mais dois acidentes no sentido Sintra/Lisboa e um outro no sentido Norte/Sul, todos eles apenas danos materiais, de acordo com a mesma fonte da polícia.