Dois feridos graves e um ligeiro foi o resultado de um acidente originado por um veículo em contramão, ocorrido esta segunda-feira na auto-estrada A-25, disse à Lusa fonte do Destacamento de Trânsito da GNR da Guarda.

O choque frontal e lateral registado pelas 11:15 ao quilómetro 148,5, nas proximidades do nó de Açores, Celorico da Beira, no sentido Guarda ¿ Celorico da Beira, envolveu dois veículos ligeiros.

Condutor «idoso» inverteu a marcha

Segundo o tenente Bruno Gonçalves, comandante do Destacamento de Trânsito da GNR da Guarda, o acidente terá sido causado por um automóvel conduzido por um condutor «idoso» que inverteu a marcha próximo daquele local.

«De acordo com informações que recolhemos, o senhor inverteu a marcha perto da área de serviço mais a Oeste [área de serviço de Celorico da Beira] e depois circulou cerca de três quilómetros até ao local onde ocorreu o acidente», contou à Lusa.

O responsável acrescentou que o Destacamento de Trânsito ainda recebeu «um aviso prévio» a dar conta que na via que liga Guarda a Celorico da Beira circulava um veículo em contramão «mas passado cerca de um minuto» nova informação anunciava o acidente.

Bruno Gonçalves referiu que a equipa do Núcleo de Acidentes de Viação do Destacamento de Trânsito da GNR da Guarda procedeu a investigações no local «de forma a apurar as verdadeiras causas desde acidente».

Feridos no hospital da Guarda

Os feridos com gravidade são os condutores dos veículos envolvidos (um jipe e um carro) que foram transportados para o serviço de urgência do Hospital da Guarda, disse.

No veículo em contramão seguia o condutor e um passageiro, «duas pessoas idosas», segundo fonte da GNR e no outro «só o condutor».

No local estiveram os bombeiros da Guarda e de Celorico da Beira, elementos do Destacamento de Trânsito da GNR e da empresa concessionária da estrada.

O trânsito não chegou a estar cortado na auto-estrada A-25, na ligação Guarda ¿ Celorico da Beira, uma vez que enquanto os destroços não foram removidos, a circulação foi efectuada pela via do meio, dado que no local existem três vias.