Um acidente com dois pesados na estrada regional de Furnas Sul, na ilha de São Miguel, nos Açores, fez uma vítima mortal, confirmou fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) à TVI24.

Segundo a mesma fonte, um autocarro e um camião colidiram e há ainda três feridos graves e seis feridos ligeiros. O condutor do camião saiu ileso do acidente, enquanto o condutor do autocarro ficou encarcerado e veio a falecer no local. Horas depois, o SRPCBA revelou que foram registados mais dois que foram posteriormente transferidos para o hospital, em regime não urgente, pelos bombeiros voluntários.

Os feridos ligeiros foram transportados para o Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, enquanto os que inspiravam mais cuidado foram levados para o hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.  Os passageiros do autocarro são estudantes e pessoas que iam iniciar o seu dia de trabalho. 

O Hospital Divino Espírito Santo informou entretanto que cinco vítimas, todas adultas, envolvidas no acidente de viação nas Furnas permanecem em observação no serviço de urgência.

Fonte do gabinete de imprensa do hospital, em Ponta Delgada, adiantou à agência Lusa que, das cinco vítimas em observação no Serviço de Urgência, quatro estão em “situação clínica estável” e uma em estado considerado “grave”, sendo que três são do sexo feminino e duas do sexo masculino.

O alerta para o acidente foi dado às 7:16. O camião, com atrelado, saiu fora da via e embateu no autocarro. As autoridades acreditam que velocidade não esteve na origem do acidente, mas sim o piso molhado. 

Em declarações à Lusa, o comissário Costa, do Comando Regional dos Açores da PSP, referiu que “foi o atrelado quem embateu no autocarro”, mas a equipa policial vai agora investigar as causas que estiveram na origem do acidente.

Várias unidades dos bombeiros voluntários da ilha de São Miguel foram chamados ao local, tendo mesmo sido chamados a desencarcerar passageiros, estando neste momento a via onde teve lugar o acidente fechada ao trânsito.