Cinco pessoas foram assistidas domingo no hospital com sinais de intoxicação alimentar, depois de se terem sentido mal quando participavam num convívio da campanha PSD/CDS-PP na barragem de Vila Pouca de Aguiar, disse esta segunda-feira fonte partidária.

Militantes e simpatizantes do PSD e CDS-PP promoveram domingo um convívio informal na barragem da Falperra, concelho Vila Pouca de Aguiar, por onde passaram durante a tarde, em ação de campanha, os candidatos da Aliança Portugal, que junta Paulo Rangel e Nuno Melo.

Foi durante o convívio, uma espécie de piquenique em que cada um levava a sua comida, que cinco pessoas se sentiram mal e foram levadas para o centro de saúde local.

Duarte Marques, da concelhia do PSD de Vila Pouca de Aguiar, referiu que as vítimas deslocaram-se ao centro de saúde local, em diferentes momentos, entre as 16:30 e as 19:45, e salientou que estas «apenas tiveram que ser transportadas para o hospital devido ao encerramento dos serviços de saúde às 20:00».

De acordo com o responsável, o centro de saúde fecha às 20:00, o que obrigou as pessoas a irem para Vila Real «para receberem assistência médica», tendo tido «alta pouco tempo depois».

O comandante dos bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, Manuel Borges, disse à agência Lusa que os voluntários foram chamados ao final da tarde para fazerem o transporte das vítimas para a unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Foram ainda acionadas as ambulâncias das corporações de bombeiros de Vidago e da Cruz Branca e Cruz Verde de Vila Real.

Fonte do CHTMAD disse esta segunda-feira que as cinco pessoas já tiveram alta, depois de terem sido assistidas e medicadas.