A Polícia Judiciária anunciou, nesta quarta-feira, a detenção de um homem de 32 anos, na zona de Évora, por suspeita de abuso sexual de raparigas menores, a quem alegadamente fornecia droga para que não resistissem aos seus avanços.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) adianta que a detenção foi efetuada por elementos da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo e que os factos foram praticados na comarca de Évora, sem especificar em que localidade.

Segundo a PJ, o homem foi detido por haver "fortes indícios" da prática de crimes de abuso sexual de crianças, abuso sexual de pessoa incapaz de resistência e de tráfico de estupefacientes.

A investigação foi iniciada após a PJ receber denúncias de "vários envolvimentos sexuais delituosos do detido com raparigas menores", refere o comunicado.

Segundo a Judiciária, "existiam, ainda, fortes suspeitas de que o detido se vinha dedicando ao tráfico de estupefacientes e que fornecia estas substâncias para consumo das menores de quem abusava, pondo-as em estado de não terem capacidade para oferecerem resistência aos seus avanços de natureza sexual".

Na operação policial, foram realizadas várias buscas domiciliárias, que resultaram na apreensão de 275 doses individuais de haxixe, uma pequena quantidade de cocaína, uma balança de precisão e outros objetos alegadamente destinados à prática do tráfico de droga.

O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.