A Autoestrada 13 está cortada nos dois sentidos entre Coimbra e o nó de Condeixa-a-Nova devido a um incêndio que lavra na freguesia de Almalaguês, disse à agência Lusa fonte da Brigada de Trânsito da GNR.

O fogo, que lavra desde as 12:42, está já a ser combatido por mais de 400 operacionais, informa a Autoridade Nacional de Proteção Civil na sua página na Internet.

Ao todo estão 405 operacionais no terreno, apoiados por 125 veículos e cinco meios aéreos, após a chegada de um grupo de reforço para ataque ampliado de Santarém.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou à Lusa que estão ainda a caminho grupos de reforço de Aveiro e Viseu.

O vereador da Câmara de Coimbra Jorge Alves disse à agência Lusa que a situação mais complicada se verifica na localidade de Abelheira, ainda na freguesia de Almalaguês.

O autarca, responsável pelo pelouro da proteção civil, adiantou ainda que as chamas progridem em direção ao concelho de Miranda do Corvo.

Segundo Jorge Alves, o fogo "andou em cima" de várias povoações, pelo que a prioridade dos meios no terreno foi preservar as habitações e os haveres das populações.