Manhã cedo, é hora de ir para o mar. Mas hoje não falamos de pescadores. São os surfistas que se preparam para enfrentar as ondas nesta que é a primeira reserva natural de surf em Portugal. A Ericeira é onde o mar é mais azul, mas hoje o S. Pedro não fez jus ao ditado jagoz.

Por cima da Praia dos Pescadores, mesmo no centro da vila, está a Capela da Nossa Senhora da Boa Viagem, que guarda quem anda no mar. No miradouro, os pescadores têm quem reze por eles. É o caso de Maria Clara, peixeira a vida toda, agora reformada sente o mar a puxá-la. Passa os dias a vir espreitar o oceano, hoje com cuidados especiais, o filho está lá em baixo a pescar.

Ao lado, está António Inácio. Andou muitos anos na campanha do bacalhau, depois nos arrastos na Mauritânia, só mais tarde no mar da Ericeira.

Sentado a poucos metros, está António Gomes Silva. É de Aguiar da Beira. Era polícia. Um dia veio à Ericeira fazer segurança a um discurso de Ramalho Eanes, na Praça da República, que todos aqui conhecem como Largo do Jogo da Bola por ser ponto de encontro dos mais novos. Apaixonou-se pela terra, pediu transferência para a Ericeira e daqui nunca mais saiu.

A Ericeira tem esta magia. O mar é frio, mas puxa-nos. Mas também empurrou a família real a 5 de outubro de 1910 para o exílio em plena revolução republicana.

Hoje a vila vive sobretudo do turismo e dos desportos de ondas. Mas vive também à volta dos ouriços, que dão origem ao nome da terra, e há para todos os gostos. É nome, por exemplo, da primeira discoteca em Portugal, inaugurada em 1960. Há os ouriços doces, feitos com ovos, farinha, amêndoa e outros ingredientes que são segredo.

Mas há também os originais, os Ouriços-do-Mar. Luís Inácio explora o viveiro de ouriços há 3 anos e dá aulas de surf. Conta-nos que os ouriços se alimentam na água do mar, das algas e dos sais minerais das rochas. É tudo isso que lhes confere as diferentes tonalidades desta iguaria tão apreciada. Pode comer-se ao natural, com umas gotas de limão ou da forma que vamos provar.

Ao sair do viveiro encontramos o João Patrocínio. Vem buscar os Ouriços para cruzar sabores. Tem o primeiro restaurante de sushi na Ericeira, o Uni Sushi. Uni é o nome que os japoneses dão ao ouriço e o almoço vai ser Sushi de ovas de ouriço.