Um multimilionário sul-africano, 42 anos, está a investir em S. Tomé e Príncipe, o equivalente ao orçamento de Estado daquela ex-colónia portuguesa. Cerca de 130 milhões de euros injetados num dos mais pobres e pequenos países de África.

O sonho de Mark Shuttleworth, é fazer da ilha do Príncipe um paraíso ecológico, sustentável e turístico, com a participação das populações locais.

O sonho daquele que foi o primeiro africano a ir ao espaço, está a mudar a realidade de um povo habituado à pobreza e de um país que nunca vira tamanha vontade de proteger a natureza e o seu povo.

Há muitos portugueses envolvidos neste projeto, que pode mudar para sempre a face de um país que descobriu que a natureza pode afinal, ser a sua maior riqueza. Portugueses que ajudaram as populações a entender que este não é mais um dos muitos projetos que acabam a meio e se ficam pelas intenções.

O sonho do «Homem da Lua», como é conhecido na Ilha do Príncipe, é um dia poder sobrevoar a região e mal perceber a presença turística.

Um retrato de um país dividido entre a natureza e o petróleo. 

gentes_equador from Paulo Salvador on Vimeo.


VEJA TAMBÉM:

Quem é Mark Shutlleworth?

O futuro leve, leve

As ilhas do Equador

Os dragões da HBD