O projeto para construção de um elevador na Ponte 25 de Abril, em Lisboa, mereceu já a aprovação da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), informou hoje esta entidade.

Este projeto surgiu no âmbito das comemorações do 50.º aniversário da Ponte 25 de Abril, resultado de uma proposta para “a construção de um elevador exterior num dos pilares da ponte”, esclareceu fonte da DGPC, em resposta à agência Lusa, confirmando uma notícia publicada pelo jornal Público.

Segundo o jornal, na sua edição de hoje, “o que está a ser estudado pelas Infraestruturas de Portugal é um elevador que chegue aos 70 metros de altura a partir da base do pilar de Alcântara”.

A 15 de janeiro deste ano, a DGPC aprovou o projeto para a construção do elevador, informou esta entidade.

A agência Lusa questionou a empresa pública Infraestruturas de Portugal, responsável pela gestão da Ponte 25 de Abril, que adiantou que “está a desenvolver internamente estudos para a criação de um centro interpretativo desta infraestrutura símbolo do estuário do Tejo”, porém encontra-se “ainda em fase preliminar”.

“Atualmente, está a decorrer o procedimento de classificação da Ponte 25 de Abril”, que teve início a 4 de março deste ano, indicou a DGPC, acrescentado que se encontra ainda numa fase “essencialmente de estudo, análise e reflexão para a elaboração do documento instrutório de classificação” desta infraestrutura.

À margem de uma conferência internacional TRANSED 2015, que decorreu hoje em Lisboa, a Lusa questionou o vereador do urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, que escusou pronunciar-se sobre este projeto.