Guimarães criou a "primeira plataforma municipal" de partilha de carro em Portugal para "ajudar" nas deslocações dentro do concelho, proporcionando "uma significativa poupança" nos custos de mobilidade e contribuindo ainda para um ambiente melhor.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Guimarães explica que a iniciativa "Guimarães à Boleia" é uma plataforma gratuita de partilha de carro que tem por base o conceito de "carpooling", partilha do carro e custos de deslocação (combustível e portagens) em viagens de trabalho ou de lazer.

Segundo a autarquia, aquela plataforma pretende ser "uma ajuda para vimaranenses e visitantes se deslocarem pelos diferentes pontos da cidade e concelho"e proporciona aos seus utilizadores "uma significativa poupança nos custos de mobilidade, ao mesmo tempo contribuindo para um ambiente melhor".

A Câmara de Guimarães aponta que "a poupança é tanto maior quanto mais passageiros" conseguir cada automóvel levar consigo, "uma vez que os custos serão divididos por todos, chegando a viagem, em muitos casos, a ser mais económica do que de autocarro ou comboio".

O município destaca ainda os ganhos ambientais da iniciativa, explicando que a "boleia permite que existam menos carros a circular nas estradas e consequentemente um número menor de emissões de CO2 para a atmosfera".

A plataforma é de utilização gratuita e está disponível online para condutores e passageiros.