Notícia atualizada às 09:30

Uma embarcação de pesca naufragou esta terça-feira ao início da manhã na barra da Armona, em Olhão, no Algarve, provocando um morto.

Tratava-se de uma embarcação de sete metros naufragou ao sair da barra da Armona para a faina, com dois tripulantes, segundo a Lusa.

Em direto na TVI24, o comandante Nunes Ferreira explicou o que poderá ter acontecido: «Está um aviso de meteorologia amarelo. Temos vento de sudeste e com a maré a vazar está alguma ondulação na entrada da barra. Deve ter acontecido algum golpe de mar».

Certezas sobre os factos poderão ser dadas pelo sobrevivente, que foi transferido para o «hospital de Faro e está fora de perigo»

«Infelizmente» há um morto a lamentar. A «embarcação voltou-se» e os tripulantes, com idades entre «os 40 e os 50 anos» e «com colete» foram «imediatamente recolhidos por duas embarcações locais de pesca», mas o «INEM confirmou que uma das vítimas chegou já cadáver a Olhão».

A «embarcação que andava na apanha de bivalves ainda está no local», mas «fora de perigo para a navegação que possa ali existir e logo que haja condições de segurança iremos retirar a embarcação», acrescentou o comandante da Marinha. 

Distrito de Faro sob aviso amarelo devido à agitação marítima

O distrito de Faro está sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o distrito de Faro vai estar sob aviso amarelo entre as 12:00 de hoje e as 18:00 de quarta-feira devido à previsão de ondas de sueste com 2 a 2,5 metros.

O IPMA prevê para esta terça-feira no continente períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca, mais prováveis no litoral oeste, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado na costa sul do Algarve, e moderado a forte nas terras altas.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima no litoral das regiões norte e centro e na região sul.

Em Lisboa, Porto, Braga, Portalegre e Faro prevê-se uma temperatura máxima de 24 graus Celsius, em Castelo Branco, Viana do Castelo e Viseu 23, em Vila Real 22, na Guarda 17, em Évora 25, em Beja 27 e em Bragança 21.