O casal sueco, e não inglês como foi inicialmente avançado, que estava desaparecido desde o fim da tarde deste sábado, na serra do Gerês, foi encontrado pelas autoridades durante a madrugada, cerca das 02:30, apurou a TVI24

O alerta para o desaparecimento tinha sido dado cerca das 19:45. O casal, de cerca de 70 anos, conseguiu telefonar para as autoridades, mas não conseguiu referir o local em concreto onde se encontrava, que, por sinal, era de difícil acesso.

Mais de 20 operacionais, entre bombeiros e GNR, estiveram envolvidos nas buscas, que se concentraram na localidade de Soajo, Arcos de Valdevez, onde viriam a ser encontrados bem de saúde e sem necessidade de assistência médica.

As autoridades contaram com condições favoráveis em termos climatéricos. A noite não foi agressiva no que respeita ao tempo e à temperatura.

Um casal português também esteve desaparecido no Parque Nacional Peneda-Gerês na noite de sábado, mas numa zona diferente.

O homem e a mulher, de 30 e 28 anos, foram encontrados cerca das 03:44 com sinais de hipotermia, depois de terem dado o alerta às 22:15.

Estavam numa zona de escarpas, na freguesia do Campo do Gerês, Terras de Bouro, Braga.

Tiveram de receber tratamento hospitalar em Braga.