Oito distritos de Portugal continental estão esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva ou aguaceiros pontualmente fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 e o final do dia de hoje devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, pontualmente fortes em alguns locais e possibilidade de ocorrência de trovoadas.

Em Bragança, o aviso amarelo vai estar em vigor entre as 12:00 de hoje e as 03:00 de sábado.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta sexta-feira céu em geral muito nublado, com abertas na região Sul durante a tarde, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes a partir da tarde nas regiões Norte e Centro e sendo em geral fracos no Baixo Alentejo e Algarve e possibilidade de ocorrência de trovoada nas regiões Norte e Centro.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte nas terras altas e com rajadas até 80 quilómetros por hora até meio da tarde, tornando-se do quadrante oeste nas regiões Norte e Centro para o final do dia e pequena descida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 08 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Lisboa, Santarém e Coimbra) e as máximas entre os 11 (na Guarda) e os 24 (em Beja).

Instabilidade no tempo vai manter-se em sete ilhas dos Açores

A Proteção Civil dos Açores emitiu esta sexta-feira de manhã um alerta tendo em conta "as condições de forte instabilidade" que afetam o estado do tempo nas ilhas dos grupos central e oriental, devido a uma depressão a sul do arquipélago.

De acordo com a Proteção Civil açoriana, que cita o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), essa depressão “continua a provocar condições de forte instabilidade”.

O IPMA colocou as ilhas do grupo central do arquipélago (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) sob aviso meteorológico amarelo até as 14:00 locais desta sexta-feira (mais uma hora em Lisboa) devido às previsões de chuva e trovoada.

Para as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) o aviso amarelo, ativado por causa das previsões de precipitação e trovoada, vai vigorar até às 23:00 locais de hoje (mais uma hora em Lisboa).

Devido a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção.

Capitania do Funchal emite aviso de má visibilidade para o mar da Madeira

A capitania do Porto do Funchal emitiu esta sexta-feira um aviso de má visibilidade para o mar da Madeira, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

O aviso tem por base as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a orla marítima até às 06:00 de sábado para o arquipélago da Madeira.

No que diz respeito à visibilidade, a nota da autoridade marítima regional refere que será “boa a moderada, tornando-se a partir do final da tarde fraca”.

Quanto à ondulação, pode atingir os 3,5 metros na costa norte a partir da tarde e os dois metros na parte sul.

“Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo”, sustenta a informação da capitania.