Os descontos no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) destinados às famílias com dependentes, que podem chegar aos 10%, vão beneficiar cerca de 1.400 agregados em Celorico de Basto, anunciou esta quarta-feira aquela autarquia.

Segundo um comunicado, a Câmara aprovou uma redução no designado IMI familiar.

As famílias com um dependente têm um desconto de 5%, os agregados com dois dependentes podem contar com 7,5% e nas famílias com três dependentes a diminuição do imposto chega aos 10%.

Estes descontos vão gerar uma redução na receita do município de cerca de 6%, obrigando, por isso, de acordo com o presidente da autarquia, Joaquim Mota e Silva, " a uma atenção muito meticulosa na execução de despesas, para evitar desequilíbrio no orçamento".

A autarquia também aprovou a redução da taxa do IMI, nos prédios urbanos, de 0,335% para 0,33%, para 2016, matéria que carece ainda da aprovação da Assembleia Municipal.

Para o autarca de Celorico de Basto, "é importante baixar o IMI para todos, em especial para as famílias, com reduções nos seus encargos com a habitação".

"Há agora necessidade de verificar o real impacto desta medida nas contas da autarquia", concluiu Joaquim Mota e Silva, citado no comunicado.