A Autoestrada 7 (A7) está cortada ao trânsito entre Ribeira de Pena e o Arco de Baúlhe, devido a um incêndio que lavra em três frentes e está a queimar pinhal, segundo fontes da GNR e da Proteção Civil.

A fonte da GNR disse à agência Lusa que a A7 está cortada ao trânsito, nos dois sentidos, desde as 18:53 entre os nós de Ribeira de Pena e o Arco de Baúlhe.

Este fogo deflagrou às 16:55, na zona de Vilarinho, em Ribeira de Pena, e para o combate estão mobilizados cerca de 140 operacionais e 38 viaturas. Para este incêndio chegaram a estar mobilizados cinco meios aéreos.

Fonte da Proteção Civil de Ribeira de Pena referiu que as chamas avançam em três frentes, estão a queimar uma zona de pinhal, e que o combate está a ser dificultado pelo vento forte.

Este concelho do distrito de Vila Real tem sido afetado por vários incêndios nos últimos dias.

Hoje mesmo já houve várias ignições e, por volta das 20:00, estava a lavrar um outro fogo na zona de Daivões, que estava a ser combatido por 14 operacionais, duas viaturas e um meio aéreo.

Entretanto, já estão em resolução mais dois fogos em Baraças e Escarei, neste mesmo concelho.

A fonte da Proteção Civil mostrou-se preocupada com o elevado número de ocorrências que obrigam a uma dispersão de meios.