Vem aí muito calor e o diretor-geral da Saúde ordenou hoje que os delegados de Saúde visitem, no fim de semana, lares de idosos e unidades de cuidados de saúde. A previsão é que as temperaturas aumentem para cima dos 40º em Portugal continental.

Determino que os delegados de Saúde de todas as regiões visitem, durante o fim de semana, lares e unidades prestadoras, no quadro do plano de contingência [sazonal]"

Francisco George enviou quatro mensagens à rede nacional de delegados de Saúde, sendo esta uma delas

Ordenou ainda a entrada em funcionamento de "medidas imediatas" previstas no plano de contingência, como a "identificação de abrigos climatizados nas unidades prestadoras de cuidados" de saúde.

O diretor-geral da Saúde justifica as determinações com a "previsão do aumento das temperaturas no continente", com as máximas a poderem atingir, entre sábado e segunda-feira, os 37ºC a 44ºC em alguns distritos.

Nas mensagens, o diretor-geral de Saúde lembra ainda a necessidade de proteção contra os efeitos negativos do calor intenso e refere que os cidadãos podem obter informação na página da Direção-geral da Saúde na Internet ou através da linha Saúde 24 (808 24 24 24).