As ilhas açorianas dos grupos oriental e central e a região montanhosa da ilha da Madeira estão sob aviso laranja com previsão de chuva forte, trovoada e vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Tendo em conta a forte instabilidade atmosférica, eleva-se para laranja os avisos de precipitação e trovoada e acrescenta-se aviso de fenómenos de vento extremo para as ilhas do grupo Central, prolonga-se ainda os avisos para as ilhas do grupo Oriental"

Até às 09:00 desta segunda-feira são esperados aguaceiros fortes e de granizo, trovoadas frequentes e vento, com hipótese de rajadas máximas.

Para as ilhas do grupo ocidental vigora, até às 09:00, o aviso amarelo, com chuva, granizo e trovoadas.

Na Madeira, o IPMA decretou aviso laranja para as regiões montanhosas até às 03:00, com períodos de chuva, por vezes forte, e trovoada, e aviso amarelo nas restantes regiões do arquipélago com previsão de chuva persistente até às 06:00.

O Aeroporto Internacional da Madeira esteve condicionado devido ao estado do tempo no domingo, tendo dois voos divergido para Porto Santo e outro para Faro.

Nos Açores, o domingo também foi complicado, com um pequeno tornado a colocar duas ilhas - são Miguel e Santa Maria - sob aviso laranja. Também um tremor de terra foi sentido pela população da Povoação e de Ponta Delgada mas não registou danos pessoais ou materiais.