O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para sete ilhas dos Açores, devido à previsão de chuva, trovoada e vento.

Para o grupo oriental - ilhas de São Miguel e Santa Maria -, o aviso amarelo vigora até às 03:00 de terça-feira. Já para o grupo central - ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico -, o aviso mantém-se até às 21:00 desta segunda-feira.

Segundo a delegação regional dos Açores do IPMA, o aviso deve-se à “forte instabilidade atmosférica que ainda se verifica no arquipélago”.

O IPMA acrescenta que os aguaceiros fortes “poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada”, com “possibilidades de fortes rajadas de vento durante os aguaceiros”.

Chuva no continente

O Instituto do Mar e da Atmosfera prevê, para este segunda-feira, no continente, céu geralmente muito nublado, com abertas na região norte até ao início da tarde, períodos de chuva no litoral da região sul a partir da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e sendo mais intensa e persistente para o final do dia.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante leste, tornando-se gradualmente moderado do quadrante sul e forte, com rajadas até 80 quilómetros por hora, nas terras altas a partir do início da tarde.

Está também prevista pequena descida da temperatura mínima na região norte e subida da máxima.

Mau tempo também na Madeira. A viagem do navio Lobo Marinho, a embarcação que efetua as ligações marítimas entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, foi cancelada devido às más condições atmosféricas no arquipélago.