O Comando Territorial da Madeira da GNR resgatou, esta sexta-feira, um turista finlandês que se encontrava perdido nas serras do norte da região desde o final da tarde de quinta-feira.

Em comunicado, a GNR informou que a operação decorreu entre as 19:00 horas de quinta-feira e as 14:00 desta sexta-feira, tendo o turista, de 38 anos e de nacionalidade finlandesa, sido encontrado «desidratado, com fome e frio».

«No local foram-lhe prestados os primeiros socorros por um militar do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) com formação adequada para o efeito, tendo a vítima sido transportada posteriormente para o Centro de Saúde de Porto Moniz», acrescentou o comunicado.

A GNR avançou que «na sequência de uma solicitação do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira», dando conta do desaparecimento de um turista, «o Comando Territorial da Madeira mobilizou dois binómios cinotécnicos (cães) do Destacamento Territorial do Funchal e dez militares da especialidade de Busca e Resgate em Montanha do GIPS para localizar o desaparecido».

A operação foi realizada em articulação com os Bombeiros de S. Vicente e do Porto Moniz, Polícia Florestal e Proteção Civil da Madeira.