A ponte militar que liga a autoestrada 14 à estrada nacional 111 em Maiorca, Figueira da Foz, abriu sexta-feira de manhã ao trânsito, disse à agência Lusa o comandante operacional da proteção civil municipal.

De acordo com Nuno Osório, a operação de instalação da ponte está terminada e a ponte abriu às 11:30.

A ponte metálica britânica de última geração, uma estrutura com cerca de 55 metros de comprimento, 4,2 metros de faixa de rodagem e uma capacidade de carga até 40 toneladas, esteve a ser construída no estaleiro montado na estrada nacional 111 por 25 militares da Companhia de Pontes do Regimento de Engenharia nº 1 do Exército português.

Foi montada em estaleiro e colocada em suportes idênticos aos das passadeiras rolantes, deslizando para a localização final.

A ponte militar vai permitir a circulação alternada de trânsito com recurso a semáforos, a uma velocidade máxima de 20 km por hora.

A autoestrada 14 está interdita à circulação automóvel, na zona de Maiorca, concelho da Figueira da Foz, desde as 08:30 de dia 03, na sequência de um aluimento do piso.

A 111, que deveria funcionar como "alternativa natural" à autoestrada 14 está também interrompida ao trânsito, nos dois sentidos, devido a obras na zona das Pontes de Maiorca, estando o tráfego entre a Figueira da Foz e Coimbra a processar-se por vias secundárias.