O mau tempo que esta terça-feira afeta os Açores obrigou ao cancelamento de diversos voos entre ilhas do arquipélago, fazendo com que cerca de 200 passageiros ficassem em terra, informou o porta-voz da companhia aérea SATA.

Segundo António Portugal, as ligações Terceira-São Jorge-Terceira foram canceladas, afetando 58 passageiros, que “estão protegidos” para um voo que se realiza na quarta-feira.

Embora esteja previsto mais um voo para hoje para São Jorge, não é possível acomodar os passageiros, pelo que terão viagem num voo extra na quarta-feira”, explicou o responsável.

António Portugal adiantou que também a operação Terceira-Pico-Terceira foi cancelada, estando os 78 passageiros protegidos esta terça-feira via Horta, na ilha do Faial, fazendo depois a ligação ao Pico através de lancha.

Também os voos Terceira-Graciosa-Terceira não se realizaram, sendo que os 58 passageiros estão protegidos para viagens na quarta-feira.

Estes cancelamentos devem-se ao mau tempo nas ilhas do Pico, São Jorge e Graciosa”, declarou o porta-voz, adiantando que toda a restante operação da transportadora aérea açoriana “decorre normalmente”, quer da Azores Air Lines, que assegura as ligações para o exterior do arquipélago, quer da SATA Air Açores, responsável pelas operações entre ilhas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para o arquipélago dos Açores devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima.

No grupo oriental, ilhas de Santa Maria e São Miguel, o aviso para chuva vigora entre as 17:00 de hoje e as 05:00 de quarta-feira (mais uma hora em Lisboa).

Já nas ilhas da Graciosa, Pico, Faial, Terceira e São Jorge, do grupo central, o aviso amarelo estende-se, além da chuva, ao vento ao longo do dia de hoje.

O IPMA colocou também o grupo ocidental, as ilhas das Flores e Corvo, com o mesmo aviso, para vento, chuva, que pode ser por vezes forte, e agitação marítima, até à madrugada de quarta-feira.