O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira alertou a população da ilha para a previsão da ocorrência de chuvas pontualmente fortes entre a madrugada de domingo e a tarde de segunda-feira.

Associada à aproximação e passagem de um sistema depressionário, a norte do Arquipélago da Madeira, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva moderada e aguaceiros pontualmente fortes, acompanhados de trovoada, entre a madrugada de domingo e o princípio da tarde de segunda-feira", alerta o SRPC.

O SRPC diz ainda que "no mesmo período, aproximadamente, o vento será predominantemente de oeste e de sudoeste, moderado (15 a 35 quilómetros por hora) nas regiões de menor altitude e forte (35 a 55 quilómetros por hora), nas regiões montanhosas e nas zonas mais expostas ao vento, com rajadas que poderão ultrapassar os 80 quilómetros por hora".

O serviço refere, ainda, que associado ao vento forte, "prevê-se que na costa sul da ilha da Madeira e em Porto Santo, a altura significativa das ondas possa chegar a valores da ordem de três metros entre o fim da manhã de domingo e a tarde de segunda-feira".

Face a estas condições atmosféricas adversas, o SRPC recomenda a população a estar atenta aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação.