Um acidente num poço, em Pias, concelho de Monção, causou hoje um morto e um ferido grave, indicou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo.

Fonte do CDOS de Viana do Castelo referiu à agência Lusa que o acidente, que ocorreu às 16:03, aconteceu num poço de 12 metros, durante uma operação de reparação.

Contactado pela Lusa, o comandante dos Bombeiros de Monção, Hugo Souto, adiantou que a vítima mortal tinha 51 anos e o ferido grave 61 anos.

De acordo com o proprietário do terreno onde se encontrava o poço e que presenciou o acidente, "os dois homens encontravam-se a mudar uma bomba de água".
 

"Um dos homens, a vítima mortal, o primeiro a descer ao poço para proceder à mudança de equipamento, deixou de dar sinal. O segundo homem desceu, em seu auxílio, e também foi afetado pelos gases que existem no interior do poço e que não conseguimos identificar", explicou.


O responsável da corporação local afirmou que o ferido grave "apresentava problemas a nível respiratório, tendo sido estabilizado antes de ser encaminhado para a unidade hospitalar de Viana do Castelo".

Das operações de resgaste resultaram ainda dois bombeiros com ferimentos ligeiros.
 

"Apesar de devidamente equipados, sentiram-se muito mal, tendo sido aconselhados pelo médico da viatura VMER, presente no local, a receber tratamento hospitalar", explicou.


No local estiveram 23 elementos e dez viaturas dos Bombeiros Voluntários de Monção e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).