Daniel Horta Nova, ex-jornalista, caiu na rua em 2003. Durante cinco anos, foi mais um dos muitos sem-abrigo do país.

Cansado de uma realidade humilhante para milhares de portugueses, decidiu percorrer o país de bicicleta para fazer o retrato fiel de um mundo por vezes escondido da maior parte dos olhares. Ao longo de 2 meses, pedalou dois mil quilómetros, pelos 18 distritos do continente.

A TVI acompanhou Daniel nesta aventura que terminou em Lisboa, na Assembleia da República, com a entrega de um abaixo-assinado, com as propostas para sarar de vez uma ferida profunda na nossa sociedade.

O Estado que decidiu investir, em 2009, 75 milhões de euros para atacar este problema, cancelou o respectivo programa, em 2013, por falta de verba.

Atualmente, há nas ruas mais de 4 mil sem-abrigo, muitos sem esperança, carregados de vergonha e arrependimento. E, em muitos casos, sem capacidade para encontrar uma saída.

“O GRITO DA RUA” é uma grande reportagem do jornalista António Vieira, com imagem de Nelson Alves e edição de José Carlos Magalhães.

A propósito desta reportagem, a TVI entrevistou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre este tema. Pode vê-la AQUI.