Seis distritos de Portugal continental vão estar no sábado sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve, informou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, os distritos da Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Viana do Castelo, Braga e Vila Real vão estar no sábado de manhã sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de queda de neve acima dos 1000 metros de altitude.

O aviso laranja para estes seis distritos vai estar em vigor entre as 05:00 e as 15:00 de sábado, de acordo com a última atualização feita pelo IPMA.

Nos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra há previsão de queda de neve acima dos 1000 metros de altitude, em especial na Serra da Estrela.

Para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real, a neve deverá cair acima dos 1000 metros de altitude, sendo a cota acima dos 600 metros nas regiões do Gerês, Peneda, Soajo e Larouco.

Os restantes distritos do continente vão estar, no sábado, sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, indica ainda o IPMA.

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende e São Martinho encontram-se fechadas, devido à agitação marítima, segundo informação prestada pela Marinha. Já as da Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Aveiro, Figueira da Foz e Faro estão condicionadas.