A falha informática que deixou este domingo à noite a rede multibanco fora de serviço durante cerca de uma hora e meia está resolvida, adiantou a SIBS, empresa que gere a rede, e o serviço está normalizado, depois de não ter sido possível efetuar pagamentos, nem através do sistema MB Way, nem fazer levantamentos nas máquinas automáticas (ATM).

O sistema voltou à normalidade cerca das 23:30, tendo a SIBS informado a população através do Twitter

A SIBS referiu que a origem do problema foi uma falha informática que necessitou de uma intervenção técnica para ser solucionada.

Rede Multibanco com falhas em todo o país (Foto: Sérgio Furtado)

A  rede multibanco esteve, este domingo à noite, com falhas em todo o território nacional, confirmou à TVI24 uma fonte da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS). Problemas técnicos não permitiram a realização de pagamentos nem de levantamentos desde cerca das 22:30. A empresa que gere a rede multibanco referiu, na altura, que estava "a resolver os constrangimentos de ordem técnica".

Em declarações à Lusa, a assessoria da SIBS explicou que o problema apesar de poder ter expressão nacional não implicava que todo o sistema de caixas automáticas multibanco estivesse fora de serviço, podendo haver inclusivamente caixas ATM lado a lado em que uma funcionasse e outra não. Isto, porque a falha técnica, afetava sub-redes dentro da rede, o que explicava que nem todas as ATM fossam afetadas.

O problema afetou os pagamentos e levantamentos nas máquinas ATM (multibanco) e a plataforma eletrónica MB Way, que, apesar do formato digital, integra e está ligada à rede multibanco.