O Governo está apostado em dissuadir os portugueses de fumar e quer incluir nos maços de cigarros imagens chocantes, para alertar os fumadores para os malefícios do tabaco. A sugestão faz parte de uma proposta de alteração à lei do tabaco, apresentada pelo Governo ao Parlamento e que deverá ser discutida na Comissão de Saúde na próxima sexta-feira.

Ao todo, são 42 imagens sugeridas pelo Governo, que vão desde um cadáver dentro de um saco próprio para acondicionar os mortos, a pais a chorar junto a um caixão de um nado morto ou a doentes de cancro em fase terminal.

O Governo prevê ainda acompanhar as imagens de frases igualmente marcantes, como “Fumar pode matar o seu filho antes de ele nascer” ou “Fumar provoca cancro da boca e da garganta”.

Ainda de acordo com a proposta de alteração à lei, as advertências deverão cobrir 65% dos maços de cigarros, em ambas as faces. A proposta do Governo prevê ainda a criação de consultas de apoio a quem quer deixar de fumar em todos os agrupamentos de centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde.