A PSP de Viana do Castelo travou um esquema de burla e extorsão de idosos, por um casal de Vila Nova de Gaia, que "exigia avultadas quantias para pagamento de artigos de pouco valor", informou esta sexta-feira aquela força policial.

Contactado pela agência Lusa, o segundo comandante da PSP de Viana do Castelo, Raul Curva, explicou que o casal, o homem de 42 anos de idade e a mulher de 32, "está referenciado pela prática dos mesmos crimes na zona do Porto e Vila Nova de Gaia".

Raul Curva adiantou que os suspeitos foram constituídos arguidos, na quinta-feira, na sequência da denúncia de uma vítima.

A vítima foi abordada pelo casal junto a um hipermercado na freguesia de Areosa que, posteriormente, denunciou o caso à equipa do carro patrulha que passa na zona, naquela altura".

Segundo Raul Curva, o casal "é suspeito da prática de outros três crimes ocorridos na área da cidade de Viana do Castelo".

"São pessoas com idade que, quando abordadas pelos suspeitos, acabavam por dar todo o dinheiro que levavam com elas", especificou.

No decurso da operação a PSP apreendeu ao casal "telemóveis, casacos, relógios e adereços de decoração usados para a prática dos crimes".