António Francisco dos Santos, bispo do Porto, faleceu hoje aos 69 anos, noticia a agência Ecclesia. O bispo morreu pelas 09:30 desta segunda-feira, vítima de ataque cardíaco, disse à Lusa fonte oficial da Diocese.

O corpo do bispo do Porto, António Francisco dos Santos, vai estar em câmara ardente na Sé Catedral a partir das 17:00 de hoje e o funeral realiza-se na quarta-feira, às 15:00, noticia ainda a Lusa.

De acordo com fonte da Diocese do Porto, António Francisco dos Santos deverá ser sepultado na Sé Catedral do Porto, mas tal ainda está sujeito a uma decisão do Cabido.

D. António Francisco dos Santos foi nomeado para esta missão em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano. Foi ainda bispo de Aveiro e auxiliar de Braga, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego.

Era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) e e foi ordenado padre em dezembro de 1972.

Após os estudos no seminário da sua diocese, licenciou-se em Filosofia na 'École Pratique de Hautes Études Sociales', com mestrado no Instituto Católico de Paris, onde obteve ainda o diploma de Sociologia Religiosa.

Durante os estudos em Paris, foi membro da equipa sacerdotal da paróquia de São João Batista de Neuilly-sur-Seine, assumindo a responsabilidade pastoral da comunidade portuguesa.

João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, ocupava o cargo de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.