Um avião da Força Aérea Portuguesa surpreendeu os banhistas da praia da Costa Nova, esta quinta-feira, já que passou muito perto no areal. A surpresa de muitos levou a partilhas nas redes sociais.

No Facebook, o utilizador Daniel Fernandes comentou tratar-se de “um voo muito estranho na Costa Nova” a “passar muito perto de quem estava na praia”.

Afinal, não havia razões para susto: em causa esteve uma missão de treino de fiscalização costeira. À Lusa, o porta-voz da Força Aérea Portuguesa, Rui Roque, confirmou que o avião no vídeo é “efetivamente uma aeronave P-3C Orion da Força Aérea Portuguesa que estava naquele momento a realizar uma missão de treino de fiscalização de atividade costeira”.

“Esse tipo de treino requer que se efetuem voos a baixa altitude porque só isso é que permite a identificação concreta e objetiva das embarcações que têm que fiscalizar. Sobretudo em situações de menor visibilidade como era o caso”

O porta-voz da Força Aérea acrescentou que o voo realizou-se entre Ovar e Aveiro durante o final da manhã de hoje estando “os requisitos de segurança perfeitamente cumpridos”.

Sobre o voo em si, Rui Roque explicou que o avião identifica “embarcações que estão numa faina específica, são pequenas e estão muito perto da costa” - em concreto a menos de 450 metros - recolhe a informação, mas não chega a transmiti-la à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos por se tratar de um treino, algo que aconteceria se fosse uma missão real.