A Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, foi alvo de vandalismo na noite de quarta-feira. Segundo a página da instituição na Internet, a Imagem de Nossa Senhora de Fátima não sofreu qualquer dano.

O incidente aconteceu pelas 21:30. Um carro, a alta velocidade, entrou no recinto e embateu na Capelinha. O condutor saiu da viatura e tentou destruir a redoma que protege a imagem, sem sucesso.

"Um carro, a alta velocidade, entrou no recinto, depois da recitação do Rosário das 21:30 e foi embater na estrutura da Capelinha, provocando danos nas portas de acesso e danificando parte do muro. O condutor saiu do carro e com um artefacto (...) tentou destruir a redoma que protege a imagem mas (...) sem sucesso."

Ainda segundo a mesma nota, o Santuário acionou os mecanismos de segurança e a polícia dirigiu-se ao local. O condutor foi detido

"O Santuário acionou de imediato os mecanismos de segurança e prontamente a polícia acorreu ao local, tendo tomado conta da ocorrência e detido o único ocupante desta viatura e autor desta tentativa de vandalização da Capelinha e da Imagem de Nossa Senhora de Fátima."

Fonte da GNR confirmou à agência Lusa que o suspeito, um homem de 24 anos, da zona de Lisboa, foi detido e, "por indicação do Ministério Público, foi notificado para comparecer no Tribunal de Ourém", no distrito de Santarém, esta quinta-feira à tarde, mas "não compareceu".

Segundo a GNR, o pai do suspeito terá informado que o jovem foi "hospitalizado".