A Serra de São Mamede, em Portalegre, no Alto Alentejo, ficou esta sexta-feira à tarde “pintada de branco” com a neve que caiu com “alguma intensidade”, sobretudo nos pontos mais altos, disse à agência Lusa fonte da GNR.

De acordo com o oficial de relações públicas do Comando Territorial de Portalegre da GNR, tenente-coronel Carlos Belchior, a estrada que dá acesso ao posto de vigia e às antenas, no ponto mais alto da serra, está a ser “controlada” por militares da força de segurança, tendo já sido colocada “sinalização preventiva”.

“A última parte desta estrada é muito inclinada e foi colocada alguma sinalização de aviso para que os condutores não subam até à parte final, pois podem despistar-se”, disse.

Também no distrito de Portalegre, a neve “visitou” hoje a vila histórica de Marvão, embora com pouca intensidade, segundo relatou à Lusa o presidente do município, Vítor Frutuoso.

De acordo com o autarca, ao início da tarde e “durante um bom período de tempo”, a neve “passou” por Marvão, mas não chegou a acumular “por causa da chuva”.

“Esta é uma situação que ocorre com alguma normalidade no nosso concelho nesta altura do ano. É um facto que nevou, mas a chuva não deixou formar camada”, disse.

Esta sexta-feira verificou-se a queda de neve e granizo em vários pontos do país. As previsões das autoridades apontam para que as condições meteorológicas se agravem durante o fim de semana,