Mais de 550 mil pirilampos mágicos cor-de-rosa começam este sábado a ser vendidos em todo o país em mais uma campanha promovida pela FENACERCI, este ano associada aos anos Europeu da Cooperação para o Desenvolvimento e Internacional da Luz.




Além do tradicional pirilampo mágico, que custa 2 euros, estarão também à venda diversos outros artigos alusivos à campanha, nomeadamente 90 mil "pins", 15 mil sacos, 8.600 t-shirts, 12 mil canecas e 5.500 chávenas, com preços que variam entre um e seis euros.

A campanha decorre entre 09 e 31 de maio sob o lema "Iluminar Sorrisos" e surge, este ano, associada ao Ano Internacional da Luz e ao ano Europeu da Cooperação para o Desenvolvimento.

Entre as iniciativas de lançamento, que ocorrem um pouco por todo o país, destaca-se a pintura de um mega pirilampo no Montijo, a Caminhada Mágica noturna em Braga ou a Noite do Pirilampo, no Palácio de Cristal no Porto.

Lançada em 1987, a campanha Pirilampo Mágico tem como objetivo a angariação de fundos a favor das cooperativas de solidariedade social (CERCI's), envolve mais de 80 organizações sem fins lucrativos e mobiliza milhares de pessoas

Desde a primeira campanha, foram vendidos cerca de 19 milhões de bonecos e mais de dois milhões de "pins", segundo a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI).

O número de instituições beneficiadas passou de 38 na primeira campanha para mais de 80 atualmente.