Um homem, de 65 anos, morreu este sábado depois de ter sido atropelado por um dos carros em prova na primeira etapa do Rali de Viana do Castelo, confirmou à TVI24 uma fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo.

A vítima foi submetida a manobras de reanimação no local, mas acabou por não resistir aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital de Viana do Castelo.

De acordo com o Comando Territorial da GNR de Viana, o espectador assistia à prova em "local autorizado". O alerta foi dado às 15:30, quando um piloto perdeu o controlo do veículo numa curva e atingiu um homem.

O socorro foi prestado pelos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, que se encontravam no local de prevenção.

Rali suspenso, mas retoma domingo

O Clube Automóvel de Santo Tirso anunciou entretanto que o Rali de Viana do Castelo foi suspenso no final da primeira das três rondas pelos troços de sábado.

Trata-se de um passo inevitável a dar perante a perda de uma vida humana", refere, em comunicado, a entidade organizadora da prova.

A mesma nota avança que "depois de um longo processo de reflexão que envolveu a Câmara Municipal de Viana do Castelo, Clube Automóvel de Santo Tirso e Colégio de Comissários Desportivos da prova, bem com os agentes de segurança, foi decidido que o rali será retomado no domingo de manhã conforme inicialmente previsto às 9 horas".

O Clube Automóvel de Santo Tirso acrescenta que o Rali de Viana do Castelo "tem reunidas todas as condições de segurança exigíveis para uma prova de estrada desde o seu arranque. Contudo temos consciência que o desporto automóvel envolve riscos, os quais se tentam minimizar ao máximo com o alargado dispositivo de segurança que a prova possui. A comissão organizadora da prova apresenta as mais sentidas condolências à família do espectador falecido".

De acordo com dados da organização, a cargo do Clube Automóvel de Santo Tirso, em parceria com a autarquia local, o Rali de Viana do Castelo contava este ano com "recorde de inscritos", num total de 84 pilotos, entre eles o campeão nacional de Ralis GT 2017, Vítor Pascoal, e os tricampeões Fernando Peres e Adruzilo Lopes.